6 MITOS E VERDADES SOBRE O SONO


Mais do que qualquer outra atividade, é imprescindível garantir as horas de sono ao nosso corpo. Sob quaisquer condições, a falta do nosso descanso noturno pode acarretar em vários problemas e até doenças crônicas que atrapalham as atividades diárias. Diante disso, são muitos os mitos e verdades sobre o sono. Tire algumas dúvidas neste post!
É mito ou verdade?
Tomar leite morno ajuda a dormir? – Mito. Devido a uma substância do leite, a melatonina, conhecido como o “hormônio do sono”. Mas devemos deixar claro que a sensação gerada por ele não é de sono e sim de relaxamento e conforto.
Dormir muito recupera a noite perdida? – Mito. Quando dormimos por pouco tempo, o nosso corpo precisa de uma ou duas horas a mais por noite para “pagar” as horas perdidas.
Chá mate prejudica o sono? Verdade. O chá mate, assim como o café, possui cafeína. Ela nos deixa em estado de alerta. Por isso, você pode até dormir, mas terá um sono agitado.
O cérebro descansa durante o sono? – Mito. Esse é o momento em que todo o corpo trabalha para manter as funções naturais. A cada fase do sono uma parte do corpo trabalha mais do que a outra.
Dormir pouco engorda? – Verdade. Em diversos estudos fica comprovada a relação entre obesidade e falta de sono. Quando dormimos pouco liberamos a grelina, hormônio da fome e somos levados a comer mais.
Idosos dormem mais do que jovens? – Mito. O que ocorre é que o sono dos idosos sofre alterações e eles passam a dormir menos à noite. Assim, é necessário compensar durante o dia.
fonte: http://www.cpaps.com.br/
←  Anterior Proxima  → Página inicial