Conheça um pouco de Ortiz, o primeiro artilheiro da Liga Futsal


Criada em 1996, a Liga Futsal veio com uma proposta diferente, a qual visava o envolvimento das principais equipes do país, em uma competição sólida e dinâmica. Essa primeira edição contou com 10 participantes:
AABB/Topper, Arsenal/Texaco (MG), Corinthians/Lousano, GM/Chevrolet, Goiás/Futsal 2000, Inter/Ulbra (RS),  Palmeiras/Rhumell, São Geraldo/Minas (MG), Tio Sam (RJ), Vasco/DalPonte/Unimed (RJ).
A bola rolou em 27 de abril de 1996 e a partir daí foram 105 jogos com 589 gols (média de 5,6 por partida). Na ocasião, Ortiz, da Ulbra, foi o principal artilheiro do certame com 25 tentos anotados. Além disso, sua equipe sagrou-se campeã, ao bater o Vasco da Gama, na grande final, por 6 x1.
Luís Fernando Roese Ortiz, ou simplesmente Ortiz, foi um dos destaques da Seleção Brasileira de Futsal na conquista do Campeonato Mundial de Futsal de 1992.
Atuou como jogador profissional de futebol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, aos 21 anos de idade. Anterior a isso em 4 anos no futsal fez a impressionante marca de 400 gols.
Principais títulos
Campeonato Mundial de Futsal de 1992 (Hong Kong)

Campeão Panamericano da FIFUSA de 1991
Campeão Mundial de Clubes em 1997 pelo Internacional-RS
Campeão Liga Nacional em 1996 pelo Internacional-RS
Campeão Taça Brasil em 1999 pelo Internacional-RS

Principais clubes
Teresopolis Tenis Clube. Capao da Canoa Futebol Praiano. Gremio Portoalegrense Futsal e tambem futebol , Associacao Atletica Enxuta de Caxias do Sul , boomerang Interviu da Espanha, Foz d Iguaçu futsal, Malwee, Inter Ulbra.
Hoje, aos 51 anos, Ortiz Ortiz é o coordenador do Projeto Aprimorar, criado pelo ex-presidente do Internacional de Porto Alegre, Vittorio Píffero. Neste projeto, já passaram nomes como Alexandre Pato, Ricardo de Jesus, Taison e Leandro Damião.

←  Anterior Proxima  → Página inicial