A bicicleta mais rápida do mundo


Graeme Obree não possui um carro, porque ele não precisa! O ciclista de corrida escocês construiu uma bicicleta em sua cozinha, que pode viajar em velocidades dignas de qualquer carro em uma estrada.
Obree não é nenhum novato no ciclismo. Em 1993, ele quebrou o recorde mundial de distância pedalada em uma hora, foram 51 quilômetros em uma pista fechada. Outro ciclista quebrou o recorde mais tarde naquele ano, mas em 1994 Obree recuperou o título. “Ganhar é quase como uma droga que você precisa de mais e mais”, diz ele.
Assim Obree continuou competindo. E depois de vencer duas corridas em 2007, aos 42 anos, ele ganhou a confiança para tentar algo que poucas pessoas já tinham tentado: construir o mais rápido veículo de tração humana do planeta.
Usando patins, uma panela, e outros artigos para o lar, Obree passou dois anos concebendo e construindo protótipos. “A primeira coisa que me perguntei foi: O que um alienígena faria?”.

Obree notou que um ser humano atinge sozinho uma maior velocidade quando faz skydiving. Antes de abrir um paraquedas, se uma pessoa mergulhar de cabeça com os braços colados ao corpo e com as pernas retas, ela pode chegar até 320 km/h em um salto.
Inspirado nisso, Obree criou uma bicicleta em que ele corre deitado de frente, que permitiria a ele “bombear” as pernas na horizontal, como pistões de um motor a vapor, ao invés de para cima e para baixo. Seria uma configuração desconfortável, mas Obree pensou que poderia reduzir o arrasto e energia perdida para a fricção assim.
Em setembro de 2013, Obree se juntou a outros aspirantes ao recorde mundial em um trecho desolado de uma estrada de duas pistas em Battle Mountain, Nevada.
Ele se fechou dentro do escudo aerodinâmico da bicicleta e pedalou furiosamente. A bike caiu e derrapou durante as duas primeiras corridas. Na terceira, Obree atingiu 91,12 km/h, o suficiente para quebrar o recorde de velocidade anterior de ciclismo deitado de 88,35 km/h.
Obree planeja parar de correr e vender sua criação, ele acredita que alguém poderia melhorar a sua ideia. “Eu estava esperando ir muito mais rápido”, diz ele.
←  Anterior Proxima  → Página inicial