Outubro Rosa e o combate ao câncer de mama


No dia 19 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. Neste mês, entidades do mundo inteiro se unem em ações para promover o Outubro Rosa  – movimento de conscientização que busca chamar a atenção da sociedade para a necessidade do auto-exame e do acompanhamento médico de uma das doenças que mais mata mulheres em todo o mundo.

O câncer de mama é uma doença causada por múltiplos fatores, o que dificulta sua prevenção. Por isso, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado no combate à doença. Quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de cura.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2010 foram diagnosticados quase 50 mil novos casos da doença. No mundo todo, uma mulher morre vítima de câncer de mama a cada 68 segundos. Ainda de acordo com o INCA, seis mulheres brasileiras recebem o diagnóstico de câncer de mama por hora. No mundo, a cada 24 segundos surge um novo diagnóstico.

Sintomas e prevenção

Alterações na pele que recobre a mama (abaulamento e retrações), inclusive no mamilo, bem como secreções, podem ser  sinais de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo no seio, que pode vir ou não acompanhado de dor.

O autoexame de mama ainda é a melhor forma de prevenção. No exame de toque a mulher pode verificar a ocorrência de nódulos que podem ainda se manifestar nas axilas. Em todos esses casos, é essencial procurar um médico especializado para que seja feito o diagnóstico corretamente.

Caso a mulher tenha históricos familiares de câncer de mama, como mãe ou irmã que já sofreram da doença, a atenção deve ser ainda maior.

Mamografia

O exame habitualmente requisitado pelo médico para auxiliar no diagnóstico é a mamografia, que consiste em produzir imagens de Raio-X, por meio de um aparelho conhecido como mamógrafo.

A mamografia permite visualizar a região interna das mamas. A partir da análise das imagens o médico pode identificar lesões benignas e até mesmo o câncer de mama.

A idade mais indicada para o acompanhamento por mamografia é ao completar 40 anos e pode ser repetida anualmente para controle. Mas se houver alteração nos resultados ou algum fator de risco familiar, o médico poderá requisitar o exame antes dessa idade ou em menor período.

Outubro Rosa - História

O movimento Outubro Rosa teve origem na última década do século XX, nos Estados Unidos. A cor escolhida remete a do laço rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que simboliza a luta contra o câncer de mama.

Desde então, todos os anos são realizadas passeatas, corridas e manifestações em vários países do mundo. Em São Paulo, o primeiro monumento que participou foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, que popularmente é conhecido como Obelisco do Ibirapuera, em 2002. 

Neste ano, os principais cartões postais do país serão iluminados com luz rosa. Em São Paulo, os arcos do Anhangabaú, o Monumento das Bandeiras e as pontes Estaiadas ficarão iluminadas durante 15 dias.

(fontes: INCA, Prefeitura Municipal de São Paulo, Ministério da Saúde)
←  Anterior Proxima  → Página inicial