LIDERANÇA


Um excelente artigo, para quem confunde Liderança com Autoritarismo.
Se quer/pretende ser um líder ou melhorar as suas capacidades de liderança, deve ter em conta o seguinte:
1. SER MOTIVADO

Nenhum líder saberá conquistar e motivar uma equipa se ele próprio não for uma pessoa motivada. Um bom líder precisa ser uma pessoa motivada e enérgica, ser empreendedor e ter muita sede de conhecimento. Existem muitas formas de se auto-motivar, entre elas tem o seu objetivo, ou mesmo a motivação do grupo de trabalho. Aproveite a energia que transmitem uns aos outros ao trabalhar em equipa e transforme-a em motivação.
2. TER OBJETIVOS

Ter objetivos e o desejo de os concretizar sem nunca cruzar os braços, será o motor de qualquer pessoa que queira ser líder. Mantenha sempre em mente os seus objetivos e faça deles a sua motivação diária, transmitindo a toda a equipa essa necessidade de atingir a sua meta. A objetividade é também importante para manter a equipe focada no essencial.
3. SABER FALAR

Um líder precisa saber falar. Mais do que saber o que dizer, precisa saber como dizer. Cabe ao líder saber motivar toda a equipa. A forma como você transmite o que deseja e pensa e o tom com que o faz, farão a diferença na interpretação das suas palavras por parte dos seus colegas de equipe. Se souber falar, motivar e convencer os seus colegas terá com certeza grandes aliados.
4. SABER OUVIR

Para ser um bom líder, além de saber falar precisa saber ouvir. Ouvir, respeitar e analisar as opiniões de todos os membros de equipe será uma mais-valia não só para a equipe em geral como para o líder. Quando se trabalha em equipe, existe sempre a grande oportunidade de todos os membros aprenderem uns com os outros, inclusive o chefe de equipe. Saber ouvir os colegas fará de si um líder com mais conhecimento, mais respeitado e melhorará o ambiente de todo o grupo de trabalho.
5. SER ORGANIZADO

Ter método de trabalho é importante para qualquer profissional, mas para quem lidera uma equipa a organização é ainda mais importante. Tem que ter em conta que nem toda a equipa pensa e age da mesma forma, e nem todos serão metódicos e organizados, cabe ao líder manter a organização para que possa em qualquer momento responder a qualquer solicitação ou pergunta que lhe seja feita.
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6. SER HUMILDE

A humildade é uma qualidade única e que fazem de qualquer líder uma peça importante no seu grupo. Como já referi, trabalhar em grupo permite aprender muito com cada membro da equipa. A partilha de conhecimento é uma constante, e só aprenderá com isso o líder que for humilde, pois até o líder se deve permitir aprender. Enaltecer as capacidades dos membros da equipe e da sua prestação no trabalho, será importante para todos e mostrará que sabe reconhecer o mérito dos outros.
7. SER ESFORÇADO

Liderar obriga a muito empenho e esforço. Ao contrário do que muitos pensam, quem mais trabalha numa equipa é o seu líder. O esforço dele terá que ser real e transmitido a todos por forma a que os objetivos sejam concretizados. Cabe ao líder saber lidar com as frustrações não só dele, mas de todos os colegas e ser uma pessoa esforçada ajuda-o a superar obstáculos.
8. SER RESPEITADO

Se você quer ser o líder perfeito, você tem que ganhar o respeito de toda a sua equipa. E se quer ser respeitado terá que se dar ao respeito e, claro, respeitar. Respeitar todos os seus colegas, em qualquer circunstância, tanto profissional como pessoal, farão de si uma pessoa respeitada. A sua integridade conquistará o respeito dos seus colegas. Um líder respeitado ganha a confiança do grupo, clientes, chefias e demais membros de qualquer projeto profissional.
9. TER AUTORIDADE

Um líder tem que ter autoridade. Obviamente, não a autoridade de mandar executar por si só, mas a autoridade suficiente para conseguir manter o equilíbrio no grupo e para que a sua palavra seja sempre respeitada e seguida por todos. Será um melhor líder se tiver uma boa equipe, mas cabe a si desenvolvê-la.
10. ASSUMIR RESPONSABILIDADES

O líder é a pessoa que tem maior reconhecimento numa equipa quando tudo corre bem, mas também deverá ser ele a assumir os erros e as falhas que existirem. A responsabilidade é sua. Ser líder não é apenas organizar, mandar e gerir, é também responsabilizar-se por toda a equipa. Todas as responsabilidades serão suas e tem que ter capacidade para assumi-las, tanto sejam por proveitos como por falhas e fracassos.
Sempre que a sua liderança der proveitos, não se esqueça que eles só foram possíveis com o esforço de toda a equipa e nunca se esqueça de agradecer o empenho de cada um. A gratidão é uma qualidade que deve desenvolver e aplicar na liderança pois, além de espelhar a realidade, motiva os seus colegas e dará novo fôlego para mais trabalho e produtividade.
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