FUTSAL OU FUTEBOL DE SALÃO?


Futsal ou Futebol de Salão? São dois nomes para a mesma coisa? Na verdade, há diferenças entre futsal e futebol de salão e não é uma simples abreviação.
O termo futsal, atualmente empregado pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association), foi  inicialmente empregado pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão) e passou a ser empregado pela FIFA a partir de uma fusão entre o futebol de salão, praticado pela FIFUSA e o futebol de cinco, implantado pela FIFA, em 1990. As entidades que não são filiadas à FIFA e se vincularam à CNFS (Confederação Nacional de Futebol de Salão), que surgiu com a extinção da FIFUSA, empregam, hoje, o termo futebol de salão.
Quanto às regras, as diferenças que existem, em linhas gerais, são as seguintes: no futsal o arremesso (ainda que o termo seja inadequado, pois quem arremessa o faz com as mãos) lateral e de canto são cobrados com os pés, vale o gol dentro da área, o goleiro pode jogar com os pés fora da área, não tem limite para substituições de jogadores, a bola é maior e mais leve desde as categorias menores. No futebol de salão os arremessos lateral e de canto são feitos com as mãos, não vale marcar gol dentro da área, o goleiro não pode jogar fora da área, há limite para substituição de jogadores.
←  Anterior Proxima  → Página inicial