VOCÊ SABIA QUE O BRIGADEIRO É BRASILEIRO?


Um dos doces mais populares servidos em festas e coquetéis no Brasil é o brigadeiro.
Mas você sabia que essa guloseima, feita com leite condensado e chocolate, é uma invenção genuinamente brasileira e seu nome tem relação com um candidato à presidência?
O doce surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, na segunda metade da década de 40. Naquela época, era difícil conseguir no país leite fresco e açúcar para fazer as receitas dos doces. Foi aí que descobriram que misturar leite condensado e chocolate acabava resultando em uns docinhos muito gostosos.
Na mesma época o Brasil vivia um período eleitoral e um dos candidatos à Presidência da República era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Seu slogan, bastante curioso, caiu na boca do povo: “vote no Brigadeiro, que é bonito e solteiro”. As eleitoras de Gomes associaram uma coisa com outra e decidiram batizar o doce de “brigadeiro”.
Durante a campanha eleitoral, em vez do santinho tradicional do candidato, os colaboradores da campanha decidiram distribuir o doce para ganhar votos. O candidato não ganhou, mas o brigadeiro conquistou o Brasil e nunca mais saiu do gosto popular. Deu fome? Que tal preparar o seu próprio brigadeiro? 
←  Anterior Proxima  → Página inicial