CONHEÇA A CIDADE MAIS FRIA DO MUNDO


O lugar mais frio do mundo responde pelo nome de Oymyakon. Conhecida como o “Pólo do Frio”




Situada num vale no leste da Sibéria, no noroeste da Rússia, Oymyakon ou Oimekon é uma localidade junto ao Rio Indigirka, na República de Sakha. Fica a 800 quilómetros de distância de Yakutsk, uma das mais importantes cidades da Sibéria.


É conhecida por ter o recorde de temperatura mais baixa numa localidade permanentemente habitada, com 71,2 graus Celsius, abaixo de zero, que ocorreu em Janeiro de 1926.
Está localizado num planalto a cerca de 750 metros acima do nível do mar, onde o inverno dura um mínimo de nove meses.

Estas condições meteorológicas extremas devem-se às cadeias de montanhas que a cercam e que a impedem de escapar das fortes massas de ar frio que cobre o vale.
Curiosamente Oymyakon é também um dos lugares mais quentes do planeta, podendo no verão as temperaturas chegar a mais de 40 graus positivos.
No dialeto local Oymyakon significa “água que não congela”, provávelmente por causa da proximidade de fontes naturais de água quente subterrâneas perto da povoação, que impedem o rio de congelar durante o longo inverno, garantindo que a vida neste lugar seja possível.



O solo permanentemente congelado o ano inteiro, é chamado de Permafrost.
Nos piores dias de Inverno, o frio chega a 60 graus negativos. O solo começa a rachar e o ar estala. Ninguém sai de casa a não ser que seja absolutamente necessário.
Durante o inverno, há poucas horas de sol durante o dia, quando alguém precisa de sair para ir a uma loja, para a escola ou trabalho, necessita de usar muitos agasalhos, chapéus e longos casacos de pele.

Circular na estrada é uma aventura, no Inverno a neve é tão espessa que muitos camiões acabam literalmente enterrados na neve, e no Verão, a estrada fica por vezes um autêntico lamaçal, provocando o atolamento  de carros.
Em Oymyakon as casas são de madeira e aquecidas com carvão, a vida é extremamente difícil, os habitantes alimentam-se de cavalo e rena. O curto período estival permite obter alguns vegetais, ausentes dos hábitos alimentares durante todo o resto do ano.
Quando os pescadores desta aldeia vão pescar nas águas cobertas de gelo, bastam 30 segundos fora de água para os peixes congelarem.

Uma outra curiosidade desta população é que não é possível ir ao supermercado e comprar uma garrafa de leite em estado líquido pois este, só é vendido em blocos congelados de cor de mármore.
Apesar das temperaturas extremas, a região de Oymyakon tem belezas naturais ímpares: montanhas de cume nevado, vales, rios e uma vida selvagem exuberante (é habitada por aves de grande porte, ursos, leões-marinhos e alces).


Fonte: http://ferias-paratodos.blogspot.com.br
←  Anterior Proxima  → Página inicial