CAMINHAR MEIA HORA POR DIA PODE AUMENTAR EM 7 ANOS A EXPECTATIVA DE VIDA


Quer viver mais? Então faça caminhadas! Elas podem aumentar a expectativa de vida de homens e mulheres. 
A conclusão é de um novo estudo, realizado em parceria pela Universidade de Harvard e a agência governamental de pesquisa médica dos EUA. 
Os pesquisadores analisaram as vidas de mais de 600.000 homens e mulheres de 40 anos.
 O estudo focou nos benefícios de exercícios moderados, descritos como caminhadas, feitas de forma rápida.
Os resultados foram depois cruzados com seis estudos de longo-prazo acerca de saúde e estilos de vida. 
Os especialistas concluíram que duas horas e meia de caminhadas semanais, ou meia hora de segunda a sexta, podem acrescentar, em média, 3,4 anos à expectativa de vida de cada um.
Já o dobro disso, ou seja 1 hora de caminhada de segunda sexta, permite aumentar a esperança de vida em 4,2 anos.
Os maiores ganhos foram observados em pessoas com um peso considerado saudável, que fizeram caminhadas de duas horas e meia por semana: aumento correspondente a 7 anos na esperança de vida.  
Já as pessoas obesas, que se fizeram as caminhadas conseguiram alargar mais a esperança de vida do que as que tinham um peso saudável e não faziam exercício, o que realça a necessidade e importância de praticar atividade física independentemente do peso. 
O estudo, publicado na revista científica PLoS Medicine, revelou também que a associação entre atividade física e esperança de vida é idêntica entre homens e mulheres e que os negros tendem a registar maiores aumentos nesse indicador do que os brancos.  
I-Min Lee, autor principal da pesquisa, disse que "não devemos subestimar a importância da atividade física para a saúde", visto que simples exercícios moderados "podem acrescentar anos à vida".

Fonte: http://www.sonoticiaboa.com.br
←  Anterior Proxima  → Página inicial