BOA POSTURA


Aprenda como uma boa postura pode ajudar o jovem a ter um relacionamento melhor com seu corpo.
" Não fique corcunda!" 

Quantas vezes você ouviu seus pais falarem , “olha a postura” . Talvez mais vezes do que você gostaria ouvir. Se você tem dificuldade em manter uma boa postura, talvez o problema não seja sua força de vontade de melhorar a postura e sim algumas estruturas musculares, articulares e também psico-comportamentais que afetam e não deixam você evoluir para uma postura melhor. Procure ajuda de um profissional especializado em Reeducação Postural que você terá com certeza uma orientação e a solução de seu problema.
Uma boa postura é importante porque ajuda a seu corpo a funcionar na maior velocidade possível. Promove a eficiência do movimento e resistência e contribui para uma sensação bem estar.
Boa postura é também boa prevenção. Se você tiver uma postura deficiente, seus ossos não estão alinhados corretamente, e seus músculos, juntas, e ligamentos ficam mais tensão do que o normal. A postura defeituosa pode causar-lhe a fatiga, a tensão muscular, e, em uns estágios posteriores, a dor. Muitos indivíduos com dor crônica na coluna podem estender seus problemas a anos de hábitos posturais defeituosos. Além disso, a postura deficiente pode afetar a posição e a função de seus órgãos vitais, particularmente aqueles na região abdominal.
A postura correta contribui também à boa aparência; a pessoa com boa postura projeta pose, confiança, e dignidade.
A anatomia da boa postura
Ter uma postura boa é essencial para que suas costas, músculos, e juntas estejam bem.
Suas costas. Costas saudáveis tem três curvas naturais: uma curva ligeiramente para frente no pescoço (curva cervical), uma curva ligeiramente para trás na parte superior (curva torácica), e uma curva ligeiramente para frente na parte baixa (curva lombar). A boa postura significa realmente manter estas três curvas em de alinhamento equilibrado.
Os músculos fortes e elásticos são também essenciais para uma boa postura. Os músculos abdominais, da bacia e músculos da perna que são fracos e inelásticos podem não suportar as curvas naturais de suas costas.
Suas juntas. A bacia, o joelho, e as juntas do tornozelo equilibram suas curvas naturais da coluna quando você se move, fazendo o possível manter a boa postura em qualquer posição.
Uma visão da boa postura
Boa postura, quando você está em pé, é o alinhamento vertical reto do alto de sua cabeça, até a sola de seus pés.
De uma vista lateral, boa postura pode ser vista como uma linha vertical das orelhas, ombros bacia, joelhos até os tornozelos.
De um a vista traseira, a espinha dorsal e a cabeça estão retas, alinhadas e não curvadas.
A vista frontal da boa postura mostra igualdade na altura dos ombros, bacia e joelhos. A cabeça é mantida reta e não virada ou angulada.
Má Postura
Esta, distorce o alinhamento vertical apropriado do corpo e as curvas naturais da coluna. Boa postura tem uma única e boa aparência, mas a má postura pode ter várias más aparências.
Verifique sua Postura
A melhor maneira de verificar sua postura é receber uma avaliação postural completa de um fisioterapeuta. Eles têm as habilidades especiais para avaliar e tratar problemas de postura.
Para determinar se uma avaliação profissional é necessária, você pode avaliar sua própria postura de certo modo. Para isto você precisa de uma parede e um espelho em que você possa se ver por completo.
Para verificar curvas normais da espinha: Esteja com suas costas na parede, e pés aproximadamente a três polegadas da parede (8 cm). Coloque uma mão atrás do seu pescoço, com a parte traseira da mão de encontro à parede, e a outra mão atrás da parte baixa das costas com a palma da mão virada para a parede.
Se lá há espaço excessivo entre sua parte traseira e a parede, de modo que você possa fàcilmente mover suas mãos para frente e para trás algum ajuste em sua postura pode ser necessário para restaurar as curvas normais de sua coluna.
Você pode melhorar ou manter sua postura
O melhor modo para melhorar ou manter sua postura é praticar sempre a boa postura, ao sentar-se, estando em pé, ou andando.
Praticar a boa postura não é sempre tão fácil quanto parece, especialmente para alguns de nós que se esqueceram de como a postura correta nos faz sentir. Os dois seguintes exercícios podem ajudar trazer essa boa sensação de uma postura correta.
Outros exercícios que você pode fazer
Somente depois de uma avaliação postural completa fornecida por um fisioterapeuta você pode identificar seus problemas posturais particulares. Com isso, você poderá ser instruído a fazer exercícios orientados pelo seu fisioterapeuta. Um problema comum à maioria das pessoas com postura deficiente é a fraqueza dos músculos abdominais inferiores. Se seu abdômen inferior é caído e flácido, esteja certo de que os músculos na região estão fracos. A mais melhor maneira de fortalecer esses estes músculos deve participar de um exercício que isole e use-os ativamente.
Contrário à opinião popular, sentar-se ereto não realiza sempre este objetivo. Do fato, quando feito impropriamente, freqüentemente causam a tensão desnecessária nos músculos das costas e pode causar complicações adicionais.
Uma boa postura para a vida toda
Mudanças ocorrem naturalmente em seu corpo enquanto você fica mais velho. Estas mudanças podem influenciar em sua postura e tornar tudo mais difícil em termos de se manter uma postura boa ou de corrigir um defeito postural.
Dicas para manter a postura correta por toda sua vida
Durante cada dia, concentre-se em manter suas três curvas naturais da coluna em alinhamento equilibrado
Mantenha seu peso baixo; o peso adicional exerce uma tração para frente constante nos músculos das costas e estica e enfraquece os músculos abdominais
Evite permanecer em uma posição por muito tempo; a inatividade causa tensão muscular e fraqueza
Durma em um colchão firme e use um travesseiro grande o bastante para manter a curva cervical normal. Evite o uso de diversos ou de grandes travesseiros
Exercite-se regularmente; o exercício fortalece e torna os músculos mais elásticos que o mantêm ereto e em uma postura apropriada
Proteja sua coluna usando bons mecanismos do corpo; dobre seus joelhos ao pegar ou colocar algo no chão; carregue um objeto pesado usando as duas mãos e mantendo a carga perto de sua cintura
Use sapatos confortáveis. Evite o uso contínuo de sapatos de salto alto, o que distorce a forma normal do pé e tiram as curvas naturais da coluna do alinhamento
Caminhe com postura correta; mantenha a cabeça ereta com o queixo paralelo ao chão, permita que os braços balancem naturalmente, e mantenha os pés apontados na direção que você vai.
Comece a praticar. Comece seu programa para uma postura perfeita hoje. Se você tiver dificuldades procure um profissional da área como um Fisioterapeuta Rpgista.
Fonte:  http://www.boapostura.com.br/boaPostura/boaPostura2.html
←  Anterior Proxima  → Página inicial