ANABOLIZANTES: O QUE É E OS PERIGOS DA MÁ UTILIZAÇÃO




 Hoje os anabolizantes são controversos por serem muito difundidos em diversos esportes e possuírem efeitos colaterais.

De acordo com o dicionário Michaelis anabolizante é toda a substância que, introduzida no organismo, melhora os processos de assimilação dos alimentos ingeridos. Também chamados de esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de alguns tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão.
São comumente usados nos casos de tratamento de doenças como anemia, alguns tipos de câncer, casos de reposição hormonal, atrofias musculares causadas por certos tipos de doenças ou acidentes traumáticos. 
 Muitas pessoas utilizam o anabolizante para  aumentar o tamanho dos músculos e força e, acreditam alguns, trazendo também melhoraria a aparência.
O anabolizante utilizado de maneira exagerada e juntamente com outros  hormônios visando obter o resultado esperado mais rápido pode desenvolver efeitos colaterais indesejados e em muitos casos irreversíveis, tais como: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, dor de cabeça, aumento de colesterol ruim, crescimento dos pelos, distúrbios testiculares e menstruais.
Todo o atleta deve entender que o sucesso, seja lá em que esporte for, independe dos anabolizantes.  Uma vida regrada, dieta apropriada, boa saúde, física e mental e o acompanhamento de profissionais da área lhe darão todas as condições de ter um físico e um desempenho privilegiado.
←  Anterior Proxima  → Página inicial