Principal adversário do Brasil na Olimpíada, Espanha também segue a 'Escola Barcelona'


A seleção principal da Espanha é a atual campeã da Eurocopa e da Copa do Mundo, é uma equipe que tem como base jogadores do Barcelona, time que conquistou a última Champions League e Mundial de Clubes.

E a seleção espanhola sub-23 segue esta filosofia que vem dominando os principais campeonatos de futebol do mundo, a "Escola Barcelona" também rege o estilo de jogo do time da Espanha que vai disputar a Olimpíada de 2012.


Na série de matérias especiais dos Jogos de Londres que o ESPN.com.br vem publicando, hoje é a vez de uma análise sobre o principal adversário da seleção brasileira masculina de futebol. Uruguai e Grã-Bretanha também têm equipes fortes e devem dar trabalho na disputa pela medalha de ouro, mas é a Espanha que mais preocupa o técnico Mano Menezes.

O treinador da seleção espanhola sub-23 é Luis Milla, ex-meio-campista formado no Barcelona, onde atuou durante a década de 80. A base do time olímpico também vem do clube catalão. São pelo menos seis jogadores que saíram das categorias de base do Barça que devem ser convocados. O lateral direito Montoya, o meia Thiago Alcântara e os atacantes Cuenca e Tello seguem por lá, além do meia Romeu e do atacante Bojan, que atualmente defendem Chelsea e Roma, respectivamente. Thiago, Cuenca e Tello tiveram diversas oportunidades de atuar nesta temporada sob o comando de Pep Guardiola.

Outros nomes de destaque são o meia Iturraspe, do Athletic Bilbao, o zagueiro Azpilicueta, do Olympique de Marselha, e o goleiro De Gea, do Manchester United. Milla ainda deve reforçar a equipe com os três atletas maiores de 23 anos que tem direito.


Com isso, concorrem pelas três vagas jogadores mais experientes e conhecidos internacionalmente, como Busquets (Barcelona), Juan Mata (Chelsea), Javi Martínez (Athletic Bilbao), Adrián Lopez (Atlético de Madri), Capel (Sporting) e Jeffren (Sporting). A opção do treinador é por levar quem participou desta seleção em competições anteriores, mas acabaram estourando a idade limite para a Olimpíada, ao invés de levar outros medalhões sem uma relação mais próxima com este elenco.


Além dos títulos da Eurocopa de 2008 e da Copa do Mundo de 2010, a Espanha é a atual campeã do Europeu sub-19 e sub-21, ambos conquistados em 2011. Agora, a meta é buscar o ouro olímpico, repetindo o feito obtido nos Jogos de Barcelona, em 1992, em um time que contava com Guardiola e Luis Enrique. No total, a seleção espanhola participou de nove Olimpíadas, sendo que a última vez foi em Sidney, em 2000, quando ficou com a medalha de prata.

Futebol em Londres-2012 - O torneio de futebol masculino na Olimpíada de 2012 será disputado por 16 equipes, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto. Os jogos serão realizados em seis estádios de seis cidades diferentes, na Inglaterra, Escócia e País de Gales: Wembley (Londres), Old Trafford (Manchester), St. James' Park (Newcastle), City of Coventry (Coventry), Hampden Park (Glasgow) e Millennium Stadium (Cardiff).

A seleções estão divididas em quatro grupos de quatro times cada: A (Grã-Bretanha, Senegal, Emirados Árabes e Uruguai), B (México, Coreia do Sul, Gabão e Suíça), C (Brasil, Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia) e D (Espanha, Japão, Honduras e Marrocos).


←  Anterior Proxima  → Página inicial