MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE


DESCUBRA O QUE É BOATO E O QUE É CONFIÁVEL, NA HORA DE SE PREVENIR CONTRA A DENGUE E EVITAR A PICADA DO MOSQUITO


A dengue não tem tratamento.

MITO

Apesar de não existir nenhum medicamento antiviral específico para combater vírus da dengue, a doença tem tratamento, sim. É fundamental a reposição de líquidos, repouso e cuidado médico.

Nenhum remédio à base de ácido acetilsalisílico pode ser tomado.

Para evitar a morte por dengue é preciso de medicina avançada.

MITO

Não há necessidade de internação na grande maioria dos casos de dengue clássica. Basta o acompanhamento ambulatorial adequado.

Comer alho e tomar complexo B ajuda a evitar a picada.

MITO

Essas substâncias fazem com que nosso suor fique com odor alterado, confundindo o mosquito. Mas isso não é suficiente para evitar uma picada.

Posso usar e abusar do repelente.

MITO

Você pode, sim, usar o repelente (desde que não seja alérgico) para diminuir o risco da picada, pois o repelente confunde a fêmea do mosquito, mas nunca achar que está 100% protegido.

Ligando o ar-condicionado, eu fico livre da dengue.

MITO

As temperaturas baixas inibem a atividade do mosquito, mas pode ter certeza que ele voltará assim que a temperatura subir novamente.

Misturar água sanitária na água elimina as larvas.

VERDADE

A água sanitária é capaz de inibir a evolução das larvas do mosquito da dengue. A dose recomendada é a de 1 copo americano de água sanitária para 1 balde de 20 litros de água. Mas atenção: isto não garante a eliminação de todas as larvas.

As picadas só acontecem nas pernas.

MITO

O mosquito prefere a região das pernas, mas se elas estiverem cobertas ele vai picar o braço ou qualquer outra área exposta do corpo.

Posso pegar dengue mais de uma vez.

VERDADE

Existem 4 sorotipos de vírus da dengue. Se uma mesma pessoa for picada por um mosquito que transmita o vírus de um tipo diferente do que ela já teve, ela poderá desenvolver a doença novamente, com risco até de uma forma mais grave.

←  Anterior Proxima  → Página inicial