CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O JUDÔ NAS OLIMPÍADAS


O judô foi desenvolvido a partir do antigo esporte jiu-jitsu, que era a técnica de combate um a um usada por guerreiros samurais japoneses.


A arte marcial, que foi adaptada em seu formato moderno na década de 1880 por Jigoro Kano, tinha sido programada para ser exibida nos Jogos Olímpicos de 1940, antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
No final, o esporte teve que esperar até os Jogos de 1964 para ser incluído no programa, quando o Japão sediou a Olimpíada pela primeira vez em Tóquio.
O judô foi excluído dos Jogos de 1968, mas retornou em 1972 em Munique e tem sido apresentado desde então, inicialmente apenas para os homens.
O primeiro evento feminino foi realizado em Barcelona 1992 e em seu formato atual há sete categorias de peso para homens e mulheres nos Jogos Olímpicos.
Uma luta de judô é normalmente ganha por um competidor - conhecido como judoca - jogando seu adversário ao chão, embora o esporte não permita segurar o oponente em submissão.
Judocas precisam demonstrar destreza, força e consciência tática durante o que pode ser uma competição altamente física e de ritmo acelerado.
Lutas duram cinco minutos e acontecem em um tatame, com os concorrentes lutando pelo controle e marcando pontos para lances e golpes diferentes. A competição termina imediatamente se um judoca é concedido o "ippon", que é a pontuação máxima de um golpe.
No caso de empate após cinco minutos, a luta é decidida durante um período de "Golden Score", onde o primeiro competidor a marcar um ponto de qualquer tipo é declarado o vencedor.
O formato para cada categoria de peso envolve uma competição eliminatória, enquanto um sistema de repescagem é usado para decidir os vencedores das duas medalhas de bronze e inclui todos os judocas que perderam contra um dos dois finalistas.
Não é surpresa que o esporte tenha sido tradicionalmente dominado pelo Japão nos Jogos Olímpicos, sendo que a França e a Coreia do Sul também ganharam várias medalhas.
Masculino Ligeiro (até 60kg)
Masculino Meio-leve (60-66kg)
Masculino Leve (66-73kg)
Masculino Meio-médio (73-81kg)
Masculino Médio (81-90kg)
Masculino Meio-pesado (90-100kg)
Masculino Pesado (acima de 100kg)
Feminino Ligeiro (até 48kg)
Feminino Meio-leve (48-52kg)
Feminino Leve (52-57kg)
Feminino Meio-médio (57-63kg)
Feminino Médio (63-70kg)
Feminino Meio-pesado (70-78kg)
Feminino Pesado (acima de 78kg)
• Os competidores, conhecidos como judocas, usam uniformes soltos chamados de judogi.
• As regras de judô requerem que os competidores se curvem quando pisam e saem do tatame e também no início e no final de uma competição.
• Judocas tradicionalmente usam um cinto ao redor da cintura e a cor reflete o nível de formação alcançado.
• O esporte fez sua estreia Olímpica em Tóquio 1964.
• Com a pontuação 'ippon' o ataque é encerrado imediatamente e a vitória atribuída ao concorrente que executou o movimento.






←  Anterior Proxima  → Página inicial