CONHEÇA OS TIPOS DE SANGUE



Os grupos sanguíneos foram descobertos no século XX, pelo cientista austríaco Karl Landsteiner, que conseguiu explicar porque algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não, descobrindo assim, os diferentes tipos de sangue existentes.
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo levando oxigênio e nutrientes para todos os órgãos, em adultos é produzido na medula óssea dos ossos chatos, nas vértebras, costelas, crânio e esterno, já nas crianças é também produzido nos ossos longos como o fêmur.
O sangue é classificado em grupos e subgrupos de acordo com certas características das células vermelhas, os mais importantes são A, B, O, AB; e o fator Rh sendo positivo e negativo.


Os diferentes tipos de sangue

Os diferentes grupos sanguíneos.Existem vários grupos sanguíneos, alguns podem doar e receber de todos os grupos, que é o caso do AB+, mas há também aqueles que só recebem de um tipo só como, por exemplo, o O-. Existem tipos de sangue  que são muito raros, que é o caso do O-, AB+ e AB-, o O- é considerado o sangue universal e o mais raro de todos. Os tipos de sangue mais comum entre a população brasileira é o O+, seguido do A+, a definição desses grupos variam de acordo com a raça por tratar de fatores hereditários.

A incompatibilidade sanguínea

É muito importante saber o tipo sanguíneo, e carregar sempre conosco um documento informando-o, pois nunca sabemos quando vamos precisar de uma doação, em caso de receber um tipo sangue compatível, não tem muito problema, mas se não for compatível, pode até ocasionar sérios problemas, levando a pessoa à morte.
A incompatibilidade é muito perigosa, em casos, por exemplo, de gravidez, os pais se forem de sangues opostos, a gestação será de risco, terá de avisar o médico o quanto antes, para que sejam realizados os exames necessários para a descoberta do tipo sanguíneo do bebê, se não for tomado os devidos cuidados a criança poderá nascer com alguma deficiência física ou mental, ou problemas sanguíneos.

A doação de sangue

Uma pessoa doando sangue.A doação é o processo pelo qual o voluntário quer doar o seu sangue, que consiste na coleta deste, seu armazenamento é feito em um Banco de sangue ou hemocentro, e em seguida é usado em uma transfusão sanguínea. A coleta consiste na retirada de 450 ml de sangue, através do uso de materiais descartáveis. Doar é fácil, seguro e não dói nada e o mais importante, não pode ser omitida nenhuma informação da parte do doador, porque quem recebe esse sangue automaticamente pode ser contaminado.

Requisitos

Para o doador existem alguns requisitos como: ter entre 16 e 65 anos, pesar acima de 50 kg, não ser dependente químico, não portar doenças infectocontagiosas, não ser gestante e nem estar amamentando, estar bem alimentado, ter tido pelo menos seis horas de sono do dia anterior e outros.
O tempo de permanecia do doador em um Banco de sangue que vai desde a coleta até a triagem, é de aproximadamente doze minutos apenas, além de ser algo muito simples para o doador. Então seja você também um doador de sangue, pois poderá salvar muitas vidas.
←  Anterior Proxima  → Página inicial