TERREMOTO


I-O inicio.
Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo. 
Outros motivos considerados são deslocamentos de gases (principalmente metano) e atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos. 

As maiorias dos sismos são de origem natural da Terra, chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a atmosfera podendo afastar-se, colidir ou deslizar-se uma pela outra. Com essas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de elasticidade, após isso as rochas começam a se romper e libera uma energia acumulada durante o processo de elasticidade. A energia é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra. 

II- As placas.
A superfície da terra é formada por 15 placas tectônicas, blocos de rocha sólida, com cerca de 100Km de espessura. Esses blocos "boiam" sobre um oceano de magma - material viscoso e incandescente de que é formado a maior parte do planeta.

III- O contato.
As placas tectônicas estão em constante movimento, por causa do calor do magma. Os tremores surgem do encontro entre dois blocos.

IV- O tremor.
Quando eles se chocam ocorrem fortes vibrações que se espalham rapidamente.

V- Os efeitos.
As vibrações podem causar leves tremores no solo ou devastar cidades inteiras. Todo ano, acontecem 50.000 terremotos no planeta, dos quais 100 são fortes.


As conseqüências de um terremoto são: 
• Vibração do solo, 
• Abertura de falhas, 
• Deslizamento de terra, 
• Tsunamis, 
• Mudanças na rotação da Terra. 



Fonte: http://www.grupoescolar.com
←  Anterior Proxima  → Página inicial