PERIGOS NA INTERNET



Como agir diante de situações estranhas:

  • Não responda a ameaças e provocações. Bloqueie a pessoa que estiver incomodando ou provocando.
  • Não participe de intimidações nem fique acompanhando como se não tivesse nada com isso. Se souber que outra pessoa ou colega está sendo intimidado, avise seus pais, professores ou outro adulto em quem confie. Faça o mesmo se receber e-mails pedindo fotos suas, informações pessoais, fotos de amigos ou com material pornográfico.
  • Converse com algum adulto caso receba conteúdo (mensagem, foto, vídeo etc.) inconveniente ou que incomode você.
  • Se seu namorado ou namorada pediu uma foto sua mostrando o corpo, numa pose sensual ou em situação íntima, converse com alguém - um adulto em quem você confia (pode ser sua mãe, seu pai, uma professora, um tio ou tia). Lembre-se que se você mandar a imagem por celular ou pela internet, ela vai ficar para sempre em poder da outra pessoa. E se cair na rede, vai se tornar pública podendo ser vista e manipulada por muitas pessoas. Já o namoro pode não durar tanto.
  • Não marque encontros ao vivo com alguém que conheceu pela internet sem antes combinar com seus pais. Para sua proteção, é importante que o encontro seja em local público, nunca na casa da outra pessoa. Vá acompanhado de alguém a quem possa recorrer em caso de problemas. É importante que um adulto saiba sobre o encontro – local, dia e horário.
←  Anterior Proxima  → Página inicial