RAINHA ELIZABETH 2ª DO REINO UNIDO


A rainha Elizabeth 2a, 85 anos, completou no dia 6 de janeiro seis décadas no trono do Reino Unido.

Ela é a mais longeva da história da Inglaterra e a segunda em tempo de reinado, superada apenas pela rainha Vitória, que ficou 63 anos no trono (1837-1901).

Ela é também a monarca há mais tempo no poder na Europa e a segunda no mundo, atrás apenas do rei Bhumibol Adulyadej, da Tailândia, que ocupa o cargo desde 1946.

Elizabeth Alexandra Mary foi coroada em 6 de fevereiro de 1952 após a morte do pai, o rei Jorge 6o. Desde então, superou escândalos familiares, crises políticas e tendências antimonarquistas na Grã-Bretanha.

Na prática, porém, a função da rainha é restrita a cerimoniais e outras formalidades, como nomeação do premiê e concessão de títulos a cidadãos ingleses. O poder político, de fato, é exercido pelo Parlamento, composto pela Câmara dos Lordes e pela Câmara dos Comuns, e pelo Primeiro-Ministro e seu gabinete.

Atualmente, 44 países preservam o regime monárquico. Na Europa, todas as monarquias são constitucionais (com exceção da cidade do Vaticano) e plenas democracias. O Commonwealth Realm (Comunidade do Reino Unido) é o maior reino do mundo. Ele é formado por 16 nações independentes que reconhecem a rainha Elizabeth 2a como chefe de Estado.

Fonte: http://educacao.uol.com.br (José Renato Salatiel)
←  Anterior Proxima  → Página inicial